quinta-feira, 17 de março de 2011

Post extra do papai!

Luíza linda.... linda, linda, linda!!!
Luíza tem 6 anos e, como toda criança dessa idade, quer brincar, correr pular e fazer as palhaçadas dela! E ela faz, mas também está aprendendo bem rápido um outro lado chato, que nem nós adultos gostamos.
Nesta quarta, ela fez outra sessão de quimio, foi aquela mais tranquila em termos de medicamento, mas ficamos atentos às possíveis reações, porque, como sempre ouvimos, cada um tem uma reação diferente ao tratamento. Então, às vezes, até mesmo a mais tranquila causa bagunça...

Após algumas passagens aprendemos a controlar (através de remédios e outras formas) os efeitos caóticos que aparecem. Até a Luiza desenvolveu técnicas pra se sentir melhor.

Depois de todas as pauladas que aprendemos a superar, o que mais nos assustava e criava verdadeiro pânico (na Iza, eu e na Rose) era a primeira etapa da sessão, ou seja, "pegar a veia" como dizem as enfermeiras. Pra nós, era momento difícil, complicado e angustiante... desde a noite anterior, o clima desagradável ja se instalava nos três. Porém, eu e a Rose tentávamos manter a fachada de "está tudo bem", mas sabíamos que seria pauleira... e, conforme o esperado, na hora do "vamo vê" o bicho pegava. Nas últimas vezes, precisamos de três enfermeiras, eu e a Rose pra segurar a pequena, que entrava em estado de ALFA e se batia tentando se livrar daquela situação, repetindo as seguintes palavras aos berros: "Para! Para! Para! Mamãe, mamãe, mamãe... Não, não, não... Mavados, malvados! Não deixa, não deixa! Me deixa fugir, me deixa fugir..."

Aqui escrito fica até engraçado, mas lá, aos berros, chorando muito e se debatendo, não era! Muito ao contrário, eu saía de lá exausto, molhado e muito triste de vê-la naquela situação. Sem falar que Luíza passava o resto da sessão e do dia de mau humor e irritadíssima...

Pois bem, depois de muitas muitas e muitas conversas (junto ao crescimento forçado da Luíza), ela mesmo se prontificou em dar um fim a essa situação...

Palavras dela:
- Vou tentar controlar meu medo... de verdade... tenho duas opções: 1) ou eu respiro bem fundo, estico o braço e digo pra enfermeira "Tô pronta!"; ou, 2) abraço a mamãe ou você, escuto seu coração, fecho os olhos, estico o braço pra enfermeira e pronto! Mas eu posso chorar um pouquinho?"

Não dá pra acreditar, né? Na primeira vez (depois da promessa), Luíza ainda não tinha muita confiança, mas resistiu e não fez o famoso escândalo (surpreendeu até as enfermeiras). Ficamos muito contentes, ela recebeu vários elogios e mais força de nossa parte: "é isso aí, Luíza, você quase conseguiu vencer o medo!"
Nessa última vez (ontem), Luíza olhou pra Rose e disse: - vou na segunda opção!

Vou descrever a cena de um dia de quimio:
--> 7h30: entramos no hospital (depois de uma noite parcialmente dormida). O Hospital Estadual é um lugar muito grande, limpo e bem organizado (incrível, né? Mas existe!). Vamos direto pro setor de quimioterapia, passamos pela sala de espera (sempre lotada), corredores e chegamos à ala das crianças (crianças e adultos ficam separados). Lá, as paredes têm desenhos do Ursinho Pooh e sua turma. Enfermeiras(os), que merecem um capítulo a parte, são muito atenciosas (os), carinhosas (os) e amigas (os) de todos...

Uma vez lá dentro, escolhemos um cantinho e nos instalamos. Vamos passar horas ali (Rose e Luíza, já que eu não posso ficar, o segurança sempre me tira!). Só pode um acompanhante. Pra Luíza, é melhor que a Rose fique, pois tem o problema de ir ao banheiro. A maioria dos acompanhantes são mães e, apesar da situação, acredito que aquilo vire um salão de cabeleireiro (eu acho!). Deve rolar umas fofocas cabeludas ali - rs! Mas, enquanto a Rose fica na sala de espera pra retiar a ficha e o crachá de acompanhante, eu e Luíza ficamos no nosso cantinho esperando nos chamar. Outras crianças vão chegando... a espera é pela hora de colocar o acesso (agulhada). As enfermeiras entram, chamam a criança, ela vai para um quartinho próximo e volta com o acesso já no seu devido lugar. Algumas com carinha de choro, outras dá pra ouvir o "rock'n roll" que foi (o caso da Luíza) e o restante age como se fosse, sei lá, uma picadinha de formiga: volta tão tranquila como quando saíram.

Isso me dava esperança... enquanto a Luíza só prestava atenção nos que voltavam depois de um incrível show de gritos, berros e escândalos. Dá pra imaginar como fica a ansiedade dela, né? A angústia de chegar a sua vez... e, quando a enfermeira entrava e dizia: - Vamos Lu!?... Pronto! estava instalado o caos... (já tentou colocar um gato dentro de um balde pequeno de água gelada?). Ali mesmo na poltrona já começava a choradeira e o escândalo.

Ah! Mas lembra que Luíza optou pela segunda opção? Acreditem... ela conseguiu! Fez exatamente o que disse. Mesmo falando que estava com um pouquinho de medo, foi consciente pro quarto, sentou na cama, abraçou a Rose, fechou os olhos, ouviu o coração da mamãe, estendeu o braço e tuf! Como num conto de princesa! Chorou um pouquinho (como ela avisou), mas nem se compara com a Luíza das últimas sessões...

Vitória! Voltou pra sala muito mais tranquila, carregando sua vitória estampada na cara! Beleza! Agora ela faz parte da turminha "essa fase já era, eu tô de boa!".


Vamos esperar que, nas próximas vezes, a confiança dela tenha ganhado terreno e que a cara de amassada da mamãe Rose nas manhãs de sessão e a dor de estômago e suadeira do papai desapareçam por completo, junto com esse pesadelo que nos acompanhou neste começo de ano! Mais um passo... mais um degrau... e vamos ensinando e aprendendo com a Iza!

Estou muito feliz (muito mais tranquilo). Espero que continue esse caminho de sol brilhando (mas com protetor solar), flores do campo (antialérgicas) e passarinhos cantando (pardal não! não gosto de pardal! vamos por aí um canarinho, rouxinol, bem-te-vi, sabiá...).

Agradeço e mando beijos a todos que torcem por nós, pelas orações (que foram ouvidas! acreditem!) e àqueles que estão longe e com pensamentos aqui! E à Dr. Ana Cristina, nossa médica superpoderosa! Amiga do coração! (palavras da Luíza!)

Abraços,
Alexandre

14 comentários:

  1. Queridos.

    Desculpem não ter escrito antes... estou sempre por aqui e penso muito em vocês.

    Me emocionou esse texto, mas também me fez pensar que tudo caminha com passos mais firmes pra o caminho de sol (com protetor solar) e flores (antialérgicas) que o Alê tanto quer e vocês todos merecem.

    Saúde. Paz. Felicidade.
    Saudades de vocês,
    Dai.

    ResponderExcluir
  2. Que post emocionante ! Estou muito feliz de acompanhar vcs e de ver que logo esta jornada terá chegado ao fim !
    Mantenham a fé pois além de os fortalecerem servida de exemplo para muita gente
    Um grande beijo
    Lia Flávia
    Santos/SP

    ResponderExcluir
  3. Vocês me emocionam, é incrível, mas a força pra continuar a minha batalha, que é muito mais branda, vem de vocês. Parabéns pela sensibilidade e coragem com que enfrentam tudo isso.

    Celia Morato

    ResponderExcluir
  4. Parabens Luiza, voce eh uma vencedora. Estou aqui em prantos, muito emocionada com a vitoria. Garanto que se os adultos pudessem tambem tentariam fugir. Estou orgulhosa da Luiza e aprendendo com voces o que eh ser bons pais, afinal a minha Julia esta para chegar a qualquer minuto. Boas energias daqui. Um abraco forte. Simone

    ResponderExcluir
  5. Cada dia que leu os textos, me emociono mais... E acredito no poder do Criador, que está agindo sobre a Luiza....

    Coragem sempre... Vcs são exemplos a serem seguidos sempre...

    bjus Paula

    ResponderExcluir
  6. eim paizão! eita mamãe coragem! salve essa princesa unica, que é tão pequena e ja sabe das coisas e tem opinião! Vai dar tudo certo pessoal! bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa que post emocionante!
    Olha, falem para Luíza que ficamos muito, muito, muito felizes pela coragem dela, estou muito orgulhosa mesmo viu!
    Falta pouco gente, muito pouco, três meses vai passar rápido "com a graça de Deus".
    Um beijo á vocês e um especial para a nossa heroína!

    ResponderExcluir
  8. Lindo Alexandre! belo texto, para mim infinitas lembranças e o desejo que tudo, exatamente tudo fique bem e seja muito breve para vocês, para todos nós, beijos na Iza e na Rose! Com certeza, fica com DEUS super papai!

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras para escrever sobre essa reação da Luíza. Só lágrimas de emoção nos olhos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Emocionante, Alexandre.
    Você,a Rose e a Luiza nos tem dado a cada dia uma lição de amor,força, coragem, fé, e perseverança.
    A Luiza é realmente uma criança incrível, de muita fibra.
    Com a graça de Deus o tratamento logo terminará e a princesinha sairá dessa mais forte ainda.
    Deus abençoe todos vocês.

    ResponderExcluir
  12. Querido Lê,

    Voce viu como a quietude está chegando no seu coração e da Rose? E, não se preocupem porque Jesus disse para Luíza: "Vem cá Luíza, me dá tua mão..."
    Bjs

    Cláudia

    ResponderExcluir
  13. A Luíza, vitoriosa, só nos emociona. Li este post ontem, fiquei pensando sobre ele e voltei para comentar. Minha mãe, quando ler, com certeza vai se lembrar de mim. "Eu posso chorar um pouquinho?" foi a frase típica da minha infância, para fazer exame de sangue ou sentar na cadeira da dentista (coisas bem mais amenas que as enfrentadas pela linda Luíza). Tem um significado muito profundo: olha, tá, sei que é preciso aprender, treinar para ser adulto, mas não precisa ser assim, se jogando de uma montanha. Pode ser aos poucos, assimilando a dor interna, preparando o clima, ouvindo o coração da mamãe... (bem, não dá para descrever). E aí que, sinceramente, acho que adulto também tem direito de "chorar um pouquinho" e pouca gente respeita isso. É como tratamento homeopático. Qndo eu tinha 22 anos, metrô era bicho de sete cabeças e eu não queria andar nele sozinha. Só que uma amiga querida me disse: "olha, eu vou com vc até a estação tal, vc só terá que andar mais duas e estará na rodoviária". Pronto. Foi o "chorar um pouquinho" que eu precisava para me tornar, depois, uma expert em metrô. Só um exemplo.
    Muita luz pra vcs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Família linda!

    Que orgulho saber dos progressos da Luíza, realmente ela é uma guerreira mesmo, a verdadeira She-Ha...rsrs (também adoro esse desenho Rose).

    Cada dia que passa, cada sessão que se encerra, cada momento é uma nova conquista, uma nova vitória.

    Graças ao bom Deus, e que ele continue sempre de mãos dadas com vocês, mesmo que vocês não sintam o toque dele.

    Um grande beijo.
    Estamos sempre com pensamentos positivos e fazendo orações por vocês.

    ResponderExcluir