terça-feira, 29 de março de 2011

Mais uma etapa vencida!

E hoje foi dia de acordar cedo, pegar a mochila e seguir rumo ao Hospital Estadual. Mais um ciclo finalizado... (ou menos um na nossa lista).

O medo bateu à porta e Luíza chorou um pouco mais hoje na hora de pegar a veia. Mas, ainda sim, nem se compara com os escândalos de antes. Foi só um choro de dor e medo, sem pânico. A sessão teve apenas uma bolsinha de Vincristina, uma quimio menos agressiva. Porém, ficamos no hospital até mais de uma da tarde. Tivemos que esperar com muita calma correr o soro com dramin e nausedron. Ele sempre arde bastante e Lulu chora. Portanto, tem que ser lentinho mesmo. Ela dormiu quase o tempo todo, o que foi ótimo! Menos estressante para ela...

À tarde, ficou bem. Tomou muito suco e comeu um lanchinho. Hoje não é dia de forçar muito a alimentação. Na janta, fomos de sopa, bem rala, mas bastante nutritiva (com espinafre... shhhh, não conta pra ela! rs).

Agora ela está assistindo ao filme Zé Colmeia, que o tio Marlon trouxe ontem. Ele e a tia Gi passaram aqui para visitá-la e a alegria foi imensa! Ela aproveitou para brincar bastante com a madrinha, uma pessoa que ela ama de paixão.

Brincar é sempre essencial! E Luíza nos chama todos os dias para isso. Algumas vezes, fica difícil, o dia é cheio de tarefas para nós, papais, mas na medida do possível sentamos no tapete da sala e interagimos com a imaginação dela.

Notícia importante
Vou republicar abaixo uma matéria que saiu hoje no Jornal da Cidade (http://www.jcnet.com.br/), de autoria do nosso colega Vitor Oshiro. O texto fala sobre a tentativa de se trazer para Bauru um acelerador linear, um aparelho de radioterapia mais moderno e eficaz do que está sendo usado atualmente no Hosp. Manoel de Abreu. Aquisição importantíssima para a cidade! Vamos colaborar, pois o equipamento atual está obsoleto e não atende a todas as pessoas que precisam (Luíza, por exemplo, não pôde usá-lo quando precisou):

Abaixo-assinado visa trazer equipamento de radioterapia a Bauru
A partir de hoje a população bauruense pode assinar um abaixo-assinado para trazer à cidade um sofisticado equipamento de tratamento de câncer. A iniciativa, da Rede Confiança de Supermercados e do Grupo Amigas do Peito, objetiva trazer esse aparelho de radioterapia pois, além de apresentar melhores resultados no tratamento, gera efeitos colaterais menos intensos nos pacientes.

O abaixo-assinado já está disponível em todas as lojas do Confiança de Bauru e a diretora financeira da rede, Tereza Zogheib, ressalta a importância da grande adesão. “Nossa expectativa é de conseguir 15 mil assinaturas ou mais. Quando estiver pronto, iremos encaminhar ao governo estadual. Queremos trazer esse aparelho que será tão importante para uma cidade do porte de Bauru”.

O equipamento em questão é o Acelerador Linear, utilizado para radioterapia. De tecnologia de ponta, o aparelho reduz exposição do paciente e é mais preciso, uma vez que atinge diretamente o tumor e diminui os efeitos colaterais do tratamento.

A vice-presidente do grupo Amigas do Peito – entidade sem fins lucrativos que combate o câncer de mama na cidade -, Nice Zamaro, explica que o equipamento é importante na terapia de todo tipo de câncer.
“Em Bauru, há um outro aparelho que faz essa função. Porém, ele já está ultrapassado e obsoleto. Esse Acelerador Linear existe no hospital em Jaú e é muito bom para o tratamento de todos os tipos da doença. Queremos trazê-lo para Bauru exatamente para evitar que o paciente tenha que se deslocar para lá (Jaú) e fazer viagens que demandam tempo e, principalmente, dinheiro”.

Além do fato de participar do Grupo Amigas do Peito, Nice Zamaro pode falar com propriedade sobre a eficácia do equipamento. Ela teve câncer de mama em duas oportunidades e sabe das diferenças no tratamento. “Os efeitos colaterais são muito diferentes. No equipamento de Bauru, que já é ultrapassado, a radioterapia deixa queimaduras no paciente. Eu já fiz (o tratamento) nele e no acelerador linear. A diferença é muito grande e, se vier para Bauru, vai ajudar e muito quem sofre de algum câncer”.
O abaixo-assinado já circulou entre as mais de 2 mil pessoas presentes no último domingo durante a 4ª Caminhada Pela Vida, evento promovido pelo Grupo Amigas do Peito em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e que contou com apoio do Jornal da Cidade.
Ideia
A diretora financeira do Confiança, Tereza Zogheib, afirma que a ideia começou no ano passado, entretanto, somente agora foi colocada em prática. “Na caminhada de 2010, já havíamos pensado em fazer esse abaixo-assinado. Porém, como a máquina existente em Bauru passou por manutenção, resolvemos esperar. Mas, agora achamos necessário ter esse equipamento mais moderno na cidade. É importante que todo mundo assine para que consigamos trazê-lo para Bauru”.

Além das unidades do Confiança, a partir desta semana, a lista poderá ser assinada virtualmente no site http://www.confianca.com.br/ . “Fazemos diversos mutirões de conscientização em bairros bauruenses para prevenir sobre o câncer de mama. No próximo dia 9, faremos no bairro Santa Edwirges. Em todas essas incursões, levaremos esse abaixo-assinado e temos a certeza que haverá grande adesão”, conclui a vice-presidente do Grupo Amigas do Peito, Nice Zamaro.

Vamos participar!

beijos

Rose

3 comentários:

  1. Amiga você é uma mãe maravilhosa e admirável. Vamos participar desse abaixo assinado e colaborar com milhares de pessoas que dependem deste equipamento para facilitar sua cura. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Conte comigo... Vamos trazer o aparelho pra Bauru!!!!

    Falta pouco!!! Continuemos com nossas orações!!!

    Toda longa caminhada é feita um passo por vêz!!!

    ResponderExcluir
  3. Rô querida!
    Já assinei o abaixo-assinado!!! Vamos participar!

    Muitos pensamentos positivos, boas vibrações e orações sempre pra princesa e pra esses pais de ouro que a Lu tem!

    Força, amiga, o tempo está voando e que passe cada vez mais rapidão! Estamos sempre juntos em sintonia!

    Grandes beijos pra você, Luiza e Alê

    Jô e Jackie

    ResponderExcluir