domingo, 3 de abril de 2011

Para refletir...

Olá!
Estamos sumidos, né? Pois é, esses dias foram bem corridos e acabou faltando tempo para vir aqui postar.
Luíza está bem, muito bem, graças a Deus! Já conseguimos identificar uma rotina que existe no tratamento. Ela recebe quimio na terça, fica bem na quarta, na quinta começa a esboçar uma reação e, na sexta-feira de manhã, ela passa mal. É um reloginho! 

Deve ser mesmo o pico do medicamento que, para muitas crianças, não dá nada, mas, para ela, resulta em náusea e vômito. O lado bom é que até ela mesmo já sabe. Até evita comer muito no café da manhã. Passou mal, a gente dá dramin e nausedron, e ela fica bem o resto do dia. Alimenta-se normalmente, brinca, estuda...

Na próxima semana, vamos tentar nos antecipar a esse evento. Estamos pensando em dar os remédios na madrugada de quinta para sexta, para que ela já acorde bem nesse dia. 

Neste final de semana, ela recebeu algumas visitas especiais: vovó Vanja, vovô Nelson, Pedro, tio Marlon e tia Gi. Ficou muito alegre! Fez um bem enorme a ela rever tanta gente querida! Claro que ainda estamos no controle rigoroso das visitas, mas como ela estava legal, achamos que seria bom matar a saudade da família.

Para ter uma ideia de como ela estava bem, a mamãe aqui até foi viajar a trabalho... fui para São Paulo ontem e voltei hoje. O coração ficou apertado, liguei algumas (muitas) vezes para saber sobre ela e as notícias sempre foram muito boas. Que maravilha! Obrigada Papai do Céu!


A seguir, para quem estava com saudade, segue o post dominical do papai. Muito interessante, por sinal! Leiam com carinho e reflitam!

*** Obrigada a quem já assinou o documento para trazer o acelerador linear para Bauru! 

Beijos, 

Rose
***********************************************************************
Tudo que vou escrever, você provavelmente já sabe... ou pelo menos já ouviu uma recomendação ou outra. Como diriam alguns, vou "chover no molhado". Na verdade, até eu já sabia... mas a nossa incrível capacidade de ignorar nos torna superiores aos outros animais da terra.

Você sabia que uma fruta ou um suco de laranja todo dia faz bem a saúde?? AAHH! Jura?!
E fazer 30 minutos de qualquer exercícios físico todo dia ajuda muito na recuperação ou manutenção do seu corpo, evitando o surgimento de várias doenças? AHHH! Tá brincando!
Lavar a mão com frequência (tão simples) evita uma série de doenças, contaminações e consequentemente epidemias etc... Putz! Essas dicas vão mudar minha vida!

E o pior é que mudam mesmo! E todo mundo sabe, mas somos preguiçosos o suficiente pra ignorar isso. Todas as outras coisas são mais importantes do que você mesmo.

Às vezes, o seu corpo até manda sinais, dá uns alertas, uns avisos... mas você ignora.Tá tudo debaixo do seu nariz! É tão óbvio! Você não se cuida, seu organismo reage contra você. É a tal ação-reação, causa-efeito, plantou-colheu, essas coisas aí...
 
Fica estressado no trabalho... você chega em casa de bom humor? Daí, na sequência, você manda pra dentro uma superalimentação saudável? E os exercícios, você fez hoje? haha... então, espera a reação! Não tenha dúvidas que ele (organismo) vai reagir. Não hoje... nem amanhã... quem sabe? Dores de cabeça, gripes frequentes, gastrites, SII (Síndrome do Intestino Irritado), hipertensão, obesidade, entre outras tantas na lista de doenças causadas por você mesmo.

Você é o que come! Já ouviu isso? Outra máxima da lista de frases feitas... mas, de qualquer forma, faz sentido. Sempre achei que eu tinha cara de berinjela.

Quando você é atropelado por uma doença (como nós fomos), além de todas as emoções exageradamente vividas, ficamos curiosos, exploradores... e, depois de ler artigos, textos, livros, folhetos, rótulos e, claro, a internet (como diria meu amigo Fernando, pai da Nanda, "o dr. Google é pior médico que existe") ficamos ligados, informados, confusos, pirados, malucos e desanimados. Não dá pra seguir tudo à risca, nem se deve ignorar também, mas no que acreditar?

A um tempo atrás, o ovo era o vilão da alimentação. Agora, não é mais. A carne vermelha, ora é prejudicial, ora é a maior fonte de proteína.Fruta com casca ou sem casca? Mas não é na casca que estão a maior parte das vitaminas? Dos agrotóxicos também. O antisséptico bucal (famoso listerine, cepacol, colgate plax etc) que eu fiz até algumas pessoas tomarem banho com ele pra poder chegar perto da Luíza, que protege contra placa, mau-hálito etc., agora pode ser obrigado pela Anvisa a colocar no rótulo "Este produto pode causar câncer!" (http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2011.php?codigo=204094)

Putz! Corantes, conservantes, álcool, hormônios (criações de gado, de frango...), herbicidas, inseticidas, açúcar e até os raios solares... socorroooooo! Como saimos dessa? Como diria Luíza há um tempo atrás: “Me deixa fugir, me deixa fugir!!!”

Quem explica?
Luíza é criança, não fuma (nem nós), não bebe (refrigerante só foi liberado sob forte esquema de segurança!), não tem estresse (não tinha, até começar a frequentar hospital), tem uma vida saudável, frequentava a escola, o balé, a natação, festas dos coleguinhas, tinha sua vida social bacana (pra idade), tinha seus limites e suas obrigações... sempre foi muito amada, sua alimentação é saudável - é claro que come umas porcarias às vezes, como salsicha e miojo (que também era controlado), mas ela até gosta de brócolis... e aí? Como pode? Quem explica? 

Estamos na reta final, na contagem regressiva, mas ainda não consigo entender. Ninguém me explica! Acho que nunca vão me explicar. Muitos já disseram: “Não tenta entender”, mas é difícil. Queria uma explicação, ao menos absurda! Por que uma criança de 6 anos pode desenvolver um tumor... no caso da Luíza, levou um órgão, um rim, e o tratamento trouxe bastante sofrimento e angústia pra todos.

Li artigos e textos que diziam que até um tempo atrás (logo após a Segunda Guerra), era raríssimo crianças com câncer ou mesmo adultos na faixa dos 30 anos... eram casos de estudos da medicina... claro que na época também não havia tratamentos como os que se tem hoje, então um diagnóstico de cancêr já era uma condenação propriamente dita.

Mas a evolução da medicina também é acompanhada pela evolução da vida cotidiana , falta de uma alimentação saudável (que eu já nem sei qual é mais!!!), poluição, produtos nocivos usados no dia a dia, falta de tempo pra cuidar da saúde, até mesmo a falta de higiene nos faz ver e presenciar o aumento (sim há um aumento!) de várias doenças que lotam pronto-atendimentos e emergências de hospitais. O câncer não foge a isso. A experiência que tivemos no Hospital do Câncer de Barretos ainda está gravada na memória. Muita gente! Muitas crianças... como pode? Algumas sem idade o suficiente pra dizer: “Ah, esse aí enchia a cara de leite! Deu no que deu!”

Li, entre outros, um livro chamado Anticâncer - é a história de um médico americano que teve câncer , tratou, curou e voltou a ter outra vez, e fez uma série de pesquisas, etc - É interessante, mas prefiro recomendar o gibi do Cebolinha. É mais divertido e não cria o caos na sua cabeça... Mas o livro já começa dizendo que todos nós temos câncer, o que segura a onda é nosso sistema de defesa.Tem um artigo legal do professor da USP Alberto Consolaro que explica isso (olha só) (http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2011.php?codigo=200927)


Pra não criar uma confusão na sua cabeça, leia depois um gibi do Cebolinha. Na sequência, coma uma fruta (sem casca) e vai fazer uma caminhada (à noite) por causa dos raios solares... tome água (filtrada com luz UV) e não... putz! melhor parar por aqui!

Todas as informações que recebemos e seguimos podem nos fazer bem ou não, também podem ser verdadeiras ou não, e você pode acreditar ou não! Sei lá! Mas também você não sabe de onde vem nem pra onde vai, não sabe porque está aqui e nem se tem vida em outro planeta (não precisa ser vida inteligente, aqui também não tem). São muitas dúvidas sem respostas. As únicas certezas absolutas que tenho é que todos nós vamos morrer, todos pagamos impostos (qualquer coisa que você compra já pagou imposto) e que o Adriano não vai dar certo no Corinthias (tá na cara!)

Abraços,
Alexandre

4 comentários:

  1. Boas notícias, Rose, a rotina vai se estabelecendo. E instrutivo o post do papai.
    Hoje soube da doença de uma amiga e a pergunta que não quer calar é sempre... por quê? É, não tem porque. Tem horas em que, por mais que seja necessário tentar entender, o melhor mesmo é ler um Gibi do Cebolinha para esfriar a cuca.
    Ah, Luíza! Logo logo sua vida vai ter muito mais Turma da Mônica do que hospital!

    ResponderExcluir
  2. Sabe Ale me fiz essas perguntas muitas vezes e nunca cheguei numa resposta, e por isso sempre coloco nas mãos de Deus que o único que me acalma, não que aceite, mas não tenho escolha, depois de deixar em suas mãos (Deus), leio aquele gibisinho legal. Por isso amigo pra não pirar pense menos e curta mais sua filhota com muito amor, alegria que sei que vcs são muito capaz, saudades e mil bjossssssssss

    ResponderExcluir
  3. Amigo, talvez nos falte a compreensão necessária para formular a pergunta correta. Imagina agora entender a resposta. Bom, o corpo humano é um grande enigma. Certas peças, às vezes, não funcionam direito mesmo. Não acreditei qdo vi sinais do meu exame daquilo que pode ter iniciado o problema do meu pai. A diferença é que descobri com duas décadas de antecedência. O futuro? Bem, sejamos felizes. Faça exercícios regulares, coma bem, não beba,não fume... blá... blá... blá... Tenha fé, ame e viva. Um dia entenderemos tudo. Será que ao menos saberemos fazer a pergunta correta? Fique com Deus!!!! Abs

    ResponderExcluir
  4. Escrevi um livro dia desses mas não consegui postar e acabei perdendo tudo...

    Amigo relaxa que Tudo vai dar certo...

    Tem coisas na vida que é melhor nem tentar entender...

    LUTE, apenas LUTE!!!

    ResponderExcluir