quinta-feira, 28 de abril de 2011

A saga do ferro e da vitamina C

Olá!

Essas duas semanas de folga da quimio têm sido ÓTIMAS! Luíza está mais corada, o cabelo voltou a crescer e ela até deu uma engordadinha (não pesamos, ainda, mas o rostinho está mais redondo).

Graças a Deus, ela não teve nenhum sintoma pós-quimio, mesmo tendo tomado aquela brava da Doxo! Nenhum enjoo, nada de gosto ruim na boca, perda de apetite ou qualquer outro efeito que a gente bem conhecia.

Como o pico da quimio acontece em 15 dias, estávamos esperando algo para essa semana. Mas, nada aconteceu... que maravilha!

Ela tem passado os dias sempre alegre, comendo bem e brincando. Agora, acho que bateu uma ansiedade e ela vive falando sobre o fim do tratamento. Todos os dias, quando acorda, diz que sonhou que o tratamento tinha acabado, que ela estava com cabelo comprido, ou que estava na praia...

Mas não reclama, não chora, apenas espera... espera pelo dia em qua dra. Ana vai nos libertar dessa rotina dolorida, dessas picadas semanais, desses sorinhos chatos... logo chega, Luíza! Logo chega...

Enquanto isso, vamos mantendo a nossa disciplina. Ferro e vitamina C continuam sendo nossas armas para Luíza ficar firme e forte. Esses dias, ela queria tomar sorvete de flocos logo depois da janta. Tinha comido couve, carne, tudo bonitinho... não podia perder o ferro assim, por um pote de sorvete, certo? Explicamos que ela teria de esperar um pouco, que era melhor chupar uma laranja ou uma tangerina, mas ela ficou revoltada: "não aguento mais laranja!".

Com toda paciência, o Lê explicou a ela o motivo da nossa insistência. Disse que o cálcio é super-herói, mas que tem um jeito meio palhação e que, assim, ele acaba distraindo o ferro e a vitamina C. Por isso, ele não pode ficar junto com os outros heróis. Ele deu caneta e papel a ela e pediu para desenhar os personagens.

Depois, ele desenhou também, do jeito dele... e, assim, ela compreendeu a relação do ferro, com a vitamina C e o cálcio. E topou a tangerina. Só mais tarde pediu um pedaço de chocolate (não quis mais o sorvete)...

Olha a obra-de-arte dos dois:
Que graça!

Uma receita legal e prática que me ensinaram e eu estou fazendo: bato duas folhas de couve com um pouco de água. Coloco em forminhas de gelo e congelo. Todo suco que eu faço - seja de caju, de acerola ou uva - eu coloco duas pedrinhas verdes. Pronto, já dá uma enriquecida na bebida e não fica com gosto diferente.

A gente se vira como pode, né? rs

Beijos

Rose

4 comentários:

  1. Rose, também esperamos com a Luíza o fim do tratamento, que está próximo e terá um resultado perfeito. Até lá, couve nela (eca!) rs.
    bj da Hérica

    ResponderExcluir
  2. A-ME-I os desenhos, A-ME-I a explicação do Lê... mandou bem primo, show de bola, tem que entrar nesse mundo infantil mesmo, no mundo deles, e como dessa forma fica parecendo tudo mais leve né não?
    Beijo grande pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!

    Já tava ficando ansioso com a demora na postagem... rsrsrs

    Queria saber logo notícias da princesa.

    Olha fiquei muito feliz em saber que ela está mais corada e com menos efeitos colaterais.
    Muito bom...

    Passamos por um pereréco nessa páscoa também...

    O João teve Dengue, uma doença muito complicada que faz com que a temperatura corporal oscile de 36 a 39,5 num piscar de olhos.

    Também traz fortes dores no corpo e deixa a criança prostrada.

    Graças a Deus, ao médico e aos remédios tudo já está melhor.

    Lembrem-se:

    Tudo vai passar, é só dar tempo ao tempo.

    Bjaum!

    ResponderExcluir
  4. Bacana ter essa folguinha, uma demonstração de como tudo vai voltar ao normal logo, logo. E nossa heroína vai arrumando um jeitinho de se divertir entre laranjas e couves, jundo da mamãe e do papai!
    Estamos aqui torcendo! Bjs.

    ResponderExcluir