segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ela nos ensina muito...

"Ela que descobriu o mundo
E sabe vê-lo do ângulo mais bonito
Canta e melhora a vida, descobre sensações diferentes
Sente e vive intensamente
Aprende e continua aprendiz
Ensina muito e reboca os maiores amigos..."
(Gerânio, Marisa Monte)

Essa é a Luíza!
Risada sempre gostosa, alegria contagiante, pula, brinca, conta piada... num momento, pode ser um dinossauro maternal... no outro, uma linda princesa de conto de fadas. Ela fantasia, interpreta, sonha, faz planos...

Sabe o que está passando, mas quando está se sentindo bem, não fica pelos cantos lamentando a situação. Não reclama se falta cabelo, se está em casa sem poder sair, não fica pensando, analisando, fazendo contas para os dias passarem rápido... ela só vive! E isso é o que importa!

Quem dera nós, adultos, tivéssemos esse desprendimento e esse olhar com relação à vida... tudo ficaria mais simples.

É claro que ela fica irritada com algumas coisas, triste com outras, tem medo, sofre, sente dor... mas não carrega esse peso com ela diariamente, nos seus pensamentos.


Hoje foi dia de exame. Logo cedo, fomos à clínica indicada pela dra. Ana para fazer ultrassom. Exame investigativo, de meio de tratamento, para ver se está tudo bem com o abdomen da pequena. Tudo perfeito, graças a Deus!

Estávamos bem confiantes, claro, pois o que ela tinha foi retirado na cirurgia, mas mesmo assim, esse acompanhamento será feito de três em três meses a partir de agora.

Amanhã é dia de quimio – e das bravas! Ela vai receber três tipos de medicamento, sendo que um deles é a tal da Doxo. A última vez que usou esse quimioterápico foi há 8 semanas. Passou mal, mas conseguimos segurar a onda em casa. Desta vez, pedi reforço para a médica nas doses de antieméticos (nausedron e cia LTDA). Ela receitou outro remédio para tentar evitar a náusea da Luíza. Tenho fé que tudo será mais tranquilo, afinal, agora ela está usando a homeopatia.


Reforço no prato
Da semana passada para cá, pegamos firme com relação à alimentação. Muitos alimentos com ferro, seguidos de vitamina C, tudo para fazer a hemoglobina subir. Não faltaram brócolis, couve, bife de fígado, carne vermelha, beterraba, melado de cana, laranja, acerola... enfim, foi um festival gastronômico para nutricionista nenhum botar defeito!


Claro que ela não aceitou tudo assim, de boa... quarta e quinta-feira, torceu o nariz, mas tivemos uma conversa super-séria com ela sobre o assunto. Ela entendeu o recado e mandou ver no prato.

Como eu havia comentado no post anterior, a gente se antecipou ao mal-estar de sexta-feira e deu certo. Quinta à noite e sexta logo pela manhã, ela tomou nausedron e dramin. Ponto para nós! Não sentiu nada durante o dia...
Vivendo e aprendendo todos os dias...


Beijos,
Rose



8 comentários:

  1. Oi amiga! bom ler seus textos e viver um pouco com você este seu marcante e surpreendente dia-a-dai a com a Luíza. Penso demais em vocês sempre, até nos passeios com as crianças, vários lugares me recordam nossos passeios com as meninas. Bom mesmo é saber que já está chegando o dia de tudo isso se repetir e de matar essa saudade. Essa garota está de parabéns, tem sido um exemplo de amor a vida, de inocência e muita alegria. A Letícia e a Larissa estão aqui comigo e mandando beijos para Lu. te amamos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que cada dia e a cada etapa vencida a gente aprenda com essa pequena guerreira. Nada acontece por acaso e a Luiza com certeza foi um presente na vida de vocês e na nossa, pois quem está acompanhando também aprende. Que o anjo da guarda da Luiza acompanhe e a proteja amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Saudades da alegria da Luíza com as cças, brincar sempre foi seu forte e sua criatividade
    é maravilhosa, tira sempre de letra e essa fase tbém tirará de letra......e amanhã será mais dia a ser vencido com muita esperança de ser melhor que os outros, que Jesus e nossos amigos espirituais irão lhe acompanhar e abençoar.
    Bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Forca para Luiza amanha, vai ser moleza, com essas comidonas e suquinhos mirabolantes ela tem um exercito pra protege-la, vai ser fácil, fácil. Forca Ro, ta acabando...

    ResponderExcluir
  5. Oi...meu nome é Renata... estou acompanhando vcs desde janeiro. Vi vcs na revista Na Mochila e fiquei curiosa. É incrível,parece já fazem parte da minha família...Fico aqui torcendo por vcs, me emociono,choro,fico feliz com cada vitória!!!!Ahhh... e preocupada quando vcs passam dias sem dar notícias...rsrs. Enfim...estou torcendo muito pela Luiza e se Deus quiser vai passar tudo bem rapidinho!!! Um grande beijo pra vcs e principalmente pra PRINCESA LINDA E BATALHADORA LUIZA!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos!!!

    Rose, fico impressionado com sua maestria ao usar as palavras, você consegue transmitir emoções exatas nas situações, que nos deixam muito otimistas e, assim como vocês, crentes na transitoriedade da situação.

    Quem bom que está tudo dando certo e que foi tudo bem no ultrassom, todos torcemos diariamente para que tudo volte à sua normalidade, postando ou não, ligando ou não. (nunca se esqueça disso!)

    Cada vez mais os admiro com pais, como família, como pessoas, me orgulho de vocês...

    Quanto à pequena lutadora, a vitória é certa, e já é dela desde já!

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Rôoooo,

    A Luiza nos ensina muito mesmo! As crianças tem essa vontade de viver incrível, temos muito o que aprender com elas todos os dias!!!! Ela dão um novo sentido as nossas vidas, nos revigoram e nos dão força pra continuar e sempre seguir em frente! Essa alegria dela, esse entusiasmo, faz toda a diferença e a fortalece cada vez mais! Abençoada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Rose, seu relato é sempre tão sensível e emocionante! Eu acho que vc deveria lançar um livro com todos os registros desse blog depois que essa tempestade passar. Isso ajudaria outros pais na mesma situação e seria uma lição e tanto para todas as outras pessoas (a condição humana é de interesse irrestrito, e esse blog nada mais é do que uma soma de experiências humanas, um mosaico de força, esperança, paciência, determinação, aprendizado, superação e, sobretudo, amor). Que tal, amiga??? E manda um beijo para a linda guerreira Luíza, que nos inpira todos os dias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bjs, Fernanda VB

    ResponderExcluir