segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Redescobrindo o sabor da vida

"Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver..."
(O sal da Terra, Beto Guedes) 

Olá!

O prazer da redescoberta é muito bom! Devagarinho, algumas coisas estão retornando à vida da nossa princesa e tudo é sempre cercado de muita comemoração e emoção.

Na semana passada, ela comeu tomate e morango. Pra quem acompanha o blog, é possível imaginar a alegria da Luíza, né?

Durante o tratamento, ela não pôde degustar as três coisas que ela mais adora: morango, tomate e uva. Os três são propensos à contaminação e carregam uma grande carga de agrotóxico, por isso, a médica achou melhor tirá-los do cardápio. Foi difícil, porque ela volta-e-meia nos pedia para comer um dos três.

Agora, dr. Ana liberou as delícias, mas nos recomendou a versão orgânica das frutas. Não foi fácil encontrar isso aqui na nossa cidade. Mas descobri uma lojinha que traz de Botucatu os produtos e fiz a encomenda. Na terça-feira, chegaram o morango e o tomate.

Fizemos surpresa pra ela. Nossa menininha ficou tão feliz com as frutinhas que parecia que tinha acabado de ganhar o brinquedo mais desejado do momento. Pulou, vibrou, nos abraçou e agradeceu por termos comprado uma cumbuquinha de morango e cinco tomates!!!

Saboreou cada pedacinho aos poucos, sentindo com prazer o gosto, a textura, o cheiro... que incrível isso!








Depois dessa alegria, ela passou por mais uma decepção. Os cabelinhos, que já cobriam toda a cabeça, caíram da noite pro dia. De repente, o travesseiro amanheceu lotado de fios. Ao longo do dia, eles iam caindo aos montes, como no começo do tratamento. Ela ficou muito triste!!!

E nós também. Apesar de saber que ela ainda está com muita química no corpo, nós achávamos que não ia mais acontecer essa queda livre. Em dois dias, ela ficou com a careca lisinha de novo.

Sabemos que isso é apenas uma transição, que agora o cabelo vai crescer forte e saudável, mas não deu para segurar as lágrimas. Como todos sabem, a queda de cabelo é um símbolo marcante da doença e isso traz de volta muitos sentimentos e traumas.

Bom, enfim, outra decepção a ser superada. E Luíza tirou de letra mais uma vez. Quando deixou de ver os fios na fronha, nem lembrou mais de reclamar. Agora, estamos aqui, aguardando a vinda de longas e fartas madeixas, pra fazermos muitos rabos de cavalo e penteados fashion.

Para treinar a musculatura, todas as manhãs Luíza tem andado de bicicleta. Isso é muito importante para que ela fortaleça o organismo, tome sol, respire melhor, veja o mundo...

Contatos com amigos ainda estão meio restritos. Como o exame de sangue será só dia 22, temos ficado na defensiva. Medo, muito medo de tosse, febre, virose... nem pensar nessas coisas!

Mas estamos ensaiando os primeiros passos da vida social. Sábado, descobrimos uma coleguinha da escola que mora na nossa rua. Foi muito legal! A menina passou em frente de casa com a mãe e falou: "oi, Luíza". A gente não a reconheceu, pois ela era de outra turma do primeiro ano. A mãe dela, então, parou para conversar conosco e se apresentou. Luíza, se estivesse estudando este ano, estaria na mesma classe da amiguinha, que é nossa vizinha. Ela e a mãe acompanham nossa história através da professora e da diretora do colégio e se mostraram tão atenciosas. Até convidaram a Luíza pra brincar na casa delas, o que a deixou megafeliz!

Domingo, foi a vez da Letícia, minha afilhada fofa. As duas se encontraram e foi aquela felicidade. Não queriam mais se largar. A gente ainda com um pouco de cuidado, já que a Lelê tinha dado uns espirros pela manhã, mas graças a Deus estava bem, sem resfriado.

Quanta alegria das duas! Ficaram pouco tempo juntas, porém foi muito intenso. Logo estarão se esbaldando novamente com suas Barbies e afins.

Beijos,

Um comentário:

  1. Oi Rose!! Quando leio seus posts lembro de dar valor a tudoooo que eu tenho na vida!! Que maravilha a carinha da Luiza por um simples morango! E quanta criança nem gosta de tomate?!! Fiquei muito muito muito feliz!!! Fiquem com Deus!! Beijos

    ResponderExcluir