segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dilemas, eles sempre aparecem!

Apostar na alegria ou na prevenção? Tem horas que uma se opõe à outra e é necessário fazer uma escolha. Difícil, diga-se de passagem!

Com esse frio que anda fazendo, estamos enclausurando a Luíza o quanto podemos. Temos muito medo de expô-la à friagem e à bagagem que costuma vir junto com o inverno: gripes, resfriados, viroses, etc, etc, etc...

Mas, pensa bem: viver 24 horas trancada em casa não é mole, não! E olha que ela é bastante compreensiva e nem fica pedindo muito pra sair.

Sábado, aproveitando o solzinho da manhã, saí com ela pelas ruas do bairro. Um passeio simples, mas que pra ela tem muitas nuances. Ela sempre encontra algo diferente pela rua para observar. Dessa vez, descobriu que tem cactos plantados nas calçadas da vizinhança. E ficou encantada com essa planta que só conhecia dos desenhos do Pica-pau!

A corrente de ar estava cortando a pele de tão gelada. Então, encurtei nossa voltinha e rumamos de volta ao lar. Porém, antes de chegar ao nosso portão, passamos em frente à casa dos nossos vizinhos e amigos Fer e Flávia. Luíza, que adora a Letícia (filhinha deles e nossa afilhada), escutou barulhos vindo da garagem e espiou pelo portão. Letícia também a viu e foi uma festa. Queria porque queria ver a amiguinha! Flávia abriu o portão, meio receosa, pois sabe que Luíza ainda não pode ficar tão pertinho de outras crianças.

Quando as duas se viram frente a frente, foi uma coisa doida! Letícia, que só tem dois aninhos, estava louquinha pra ficar perto da Luíza que, por sua vez, queria abraçar a Letícia... ai, gente, meu coração partiu! As duas se gostam muito e nós acabamos colocando um muro entre elas!!! Mesmo assim, com certa distância uma da outra, as duas brincaram, riram, se divertiram a valer. Tão lindo de ver!!!

Sei que a Flávia e o Fer entendem perfeitamente porque temos cuidado redobrado. Não é só com a Lelê, é com todas as crianças. O único que chegou perto da Luíza nesse tempo todo de tratamento foi o Pedro, o priminho dela. Esse encontro é realmente inevitável! Os dois se amam demais, o Pedro sente falta dela e ela mais ainda dele. Então, uma vez a cada dois meses (mais ou menos), ele vem visitá-la.

Precisamos colocar na balança e pesar bem a situação: permitir essa alegria a ela nesse momento é mais saudável do que colocá-la numa redoma de vidro? A gente acredita que sim, por isso, promove o encontro dos dois. Claro que todos sabem que, para isso, o Pedro tem que estar superbem de saúde e a Luíza também, para que o próprio organismo sirva de barreira contra vírus e bactérias intrusos...

Domingo, outro dilema: Luíza queria ir na casa da vovó. É a segunda casa dela. Todos os dias, quando saía da escola, era pra lá que ela ia até eu chegar do trabalho. Então, o território é dela.

Como vovô e vovó estavam bem de saúde, eu a levei um pouquinho lá. Foi uma alegria enorme ao entrar na casa. Ela corria de um cômodo a outro, pegava seus brinquedos, ia no jardim, tudo muito intenso para aproveitar o tempo que estava lá. Ficamos pouco e ela me fez prometer que vou deixá-la passar um dia inteiro lá no próximo final de semana. Mais uma vez o dilema: alegria ou prevenção?

Ai, como eu quero essa liberdade de volta!


                                                                 Luíza e Letícia

Luíza e Pedro

E, por falar nisso... amanhã partimos para mais um dia de hospital. A décima quinta sessão de quimioterapia. A previsão é de que teremos mais oito pela frente, até dia 23 de agosto. Amanhã faremos hemograma e, na sequência, teremos dois medicamentos para tomar: vincristina e actinomicina. Não deve ser tão demorado, mas também não será dos dias mais rápidos.

Mais uma vez, ela ficou tensa com a ideia de ir ao hospital. Comentou várias vezes que amanhã seria dia de quimio. E, agora à noite, estava impaciente e nervosa. Não queria dormir para não chegar logo amanhã. Foi uma longa conversa, com muitos "nãos" vindos da parte dela: "não quero acordar cedo", "não quero ir ao hospital", "não quero pegar veia"... "Nãos" que doem na mamãe e no papai! Mas, vamo que vamo!!! Menos um dia de hospital, certo?

Boa noite, amigos!

Até mais...

2 comentários:

  1. Olá Rose, Alexandre e Luíza!!!

    Quanto tempo, não?

    Realmente estamos com muitas saudades de vocês...

    Mas, estamos acompanhando passo a passo, pelo blog aqui, esta 'passagem', e estamos rezando e torcendo muito para acabar logo este longo caminho de recuperação, que a cada dia mais e mais se aproxima do final... mais do que feliz!!!

    Agosto está aí, meio ano praticamente se foi...

    Então, continuem firmes, como fizeram até agora, com toda essa garra e esse amor que vem do fundo alma...

    Saibam que estamos aguardando este desfecho ansiosamente também, para podermos abraçá-los e retomar o dia-a-dia que tanto desejam...

    A Maria Fernanda, em sua oraçãozinha antes de dormir, vez por outra lembra de pedir ao Papai do Céu pela 'Luíza que tá dodói que tá sarando'... e está sendo atendida...rsss

    Um beijo carinhoso no coração de vocês, e um especialmente para a Lulu...

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Oi! Passando para deixar um beijinho para a linda Luiza!
    :)

    ResponderExcluir