quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mais um risco no calendário...

Olá!
Amanhã vamos para o terceiro e último dia desse segundo ciclo de quimio. Cada fase é riscada com prazer no calendário. No nosso caminho rumo à vitória, já deletamos dois ciclos. Graças a Deus!
Apesar da dra. Ana ter dito que os medicamentos seriam mais light, Luíza passou mal hoje no hospital. Já no finalzinho do soro teve náuseas e vomitou. E o duro é que ela estava tomando o soro antiemético, ou seja, justamente os remédios que controlam esse tipo de sintoma.
Mas acho que foi falta de alimento. Ela só tomou um copo de leite logo cedo e não quis comer mais nada - nem o biscoitinho da vovó Vanja, que ela adora.
Chegou em casa bem pálida e abatida, mas aos poucos foi melhorando. Tomou muito líquido à tarde. De sólido, só sucrilhos. Porém, à noite, jantou razoavelmente bem, comeu maçã, pão de queijo e tomou leite antes de dormir.
Ela ficou bem chateada por ter vomitado no hospital. Disse pra mim que ficou com muita vergonha e que só gosta de vomitar em casa (rs). "Nem em casa, né, Lu? Argh".
Também falou que quer ser médica quando crescer - ufa! pelo menos desistiu do jornalismo... hehehe... - e que quer trabalhar no Hospital da Unimed. Cada uma...
Acho o Hospital Estadual de Bauru, onde ela está fazendo o tratamento, um exemplo de bom atendimento na rede pública. É bem organizado, tem uma estrutura bacana, bons profissionais. Fiquei muito admirada quando conheci na real esse estabelecimento. Na oncologia, há uma equipe multidisciplinar para dar apoio aos pacientes, com nutricionista, psicóloga e assistente social. Os oncologistas estão o tempo todo presentes, os enfermeiros são bem treinados e muito atenciosos...
Mas como nem tudo é perfeito acho que o maior pecado é a falta de banheiro para quem está em tratamento. Os sanitários que tem lá são mal-localizados e estão sempre sujos, quebrados, entupidos... e quem está tomando soro sente muita necessidade de ir ao banheiro.
Também questiono um pouco a questão da nutrição. Recebemos mil orientações sobre os cuidados nesse sentido: nada de verduras e legumes crus... mas o lanche que é disponibilizado aos pacientes vem com alface, tomate, cenoura... Se não pode em casa, não pode lá também, certo?
Bom, mas no geral, dou nota 9 para esse hospital. Está sendo uma grata surpresa descobrir que existe bom atendimento no SUS, com organização, remédios sempre disponíveis e tratamento humanizado.



Presentes
Desde que começou esse tormento na vida da Luíza, criamos um sistema de compensação para ela. Para cada tarefa difícil cumprida, ela ganha um presente. Pode não ser muito bonito do ponto de vista dos educadores (já me falaram que ela vai ficar mal acostumada), mas é o jeito que a gente achou de amenizar um pouco todo o sofrimento que ela vem enfrentando.
Como nossos amigos e familiares sempre estão enviando mimos para a nossa pequena, a gente costuma guardar alguns para dar nesses momentos mais tensos. Terça-feira, ela ganhou um livro lindo sobre a Arca de Noé da Fernanda Villas Boas e da Ana Clara. Amou!
Hoje chegou pelo correio um presente da Rêca e da Luiza. Nossa, ela ficou emocionada ao receber um embrulho no nome dela, via Correio - rs. Era uma boina linda da Barbie, uma bolsa e uma tiara. Nem preciso dizer que ela vibrou, né?
Vou fazer algumas fotos dela com os presentes para colocar aqui. Gostaria muuuuuito de agradecer a essas amigas e a todas as pessoas que estão nos apoiando, rezando, mandando presentes, comentando no blog... essa corrente está gerando uma energia muito positiva em volta da nossa princesinha.

Beijos e obrigada!
Rose

 

6 comentários:

  1. Rose
    Todos os dias faço a oração abaixo para a pequena Luiza e estou repassando para que outras pessoas entrem nesta corrente.


    Ó grande São Peregrino, você foi chamado o "Poderoso" e o "Fazedor de Maravilhas" por causa dos muitos milagres que obteve de Deus para aqueles que recorreram a você. Por muito anos sofreu e aquentou em sua carne o câncer que destruía a fibras de seu ser e, conseguiu ajuda da fonte de todos as graças, quando o homem já não podia fazer mais nada. Você foi favorecido com a Visão de Jesus descendo da Cruz para curar sua aflição. Peça ao Senhor e a Nossa Senhora para curar as pessoas doentes que nós confiamos a você (LUIZA)
    E que sejam ajudados pela sua poderosa intercessão e nós cantaremos ao Senhor Deus agora e para toda o sempre, a canção da gratidão pela Sua grande bondade e misericórdia. Amem.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que tudo está caminhando para um desfecho perfeito.

    Força, dedicação, amor, carinho, atenção, companheirismo, tudo que sinto rodear a pequena Luiza nesse momento.

    Que Papai do céu seja sempre com vocês!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhh foi o modo que encontramos de mandar um pouquinho de carinho via mundo real, já que estamos sempre por aqui! A Sacola foi a lembrancinha do niver da xará dela rs...

    ResponderExcluir
  5. Oi, cunhas.
    Mas veja que leonina característica é essa menina, de preferir vomitar em casa, para que ninguém veja! Essa Iza, ai ai...
    O importante é que agora falta menos que antes, para que ela alcance o pódio da vitória!
    Bjo, fique com Deus e até...

    ResponderExcluir
  6. Que mal acostumada que nada. Enche essa menininha linda de presentes. Aliás, estou procurando alguma coisa bem legal para mandar para ela. Beijos.

    ResponderExcluir