terça-feira, 31 de maio de 2011

Carta para Luíza (momento desabafo)

Hoje o post vai ser direcionado a uma pessoa... a pessoa que nos motivou a criá-lo. São tantas coisas que eu queria dizer a ela, mas não posso. Então, vou deixar registrado aqui para quando, daqui a alguns anos, ela puder ler...

Minha linda Luíza:
Entendo perfeitamente porque você gritou hoje na hora de pegar a veia. Já fazia um tempo que você vinha se controlando, mas tem dias que a gente está mais sensível, mais tensa, mais dolorida... queria te dizer isso lá na hora, porém, meu papel naquele momento era de mediadora. Eu precisava deixar você mais calma, já que era necessário colocar o acesso para o soro correr. Inevitável, meu amor, como muitas coisas na vida...

Você está entendendo isso da maneira mais cruel e dolorosa que uma pessoa pode entender. Está enfrentando situações que não foram feitas para menininhas fofas e pequenas como você passar. E isso está fazendo com que você amadureça bem mais rápido do que outras crianças da sua idade. Não posso te dizer que isso é bom, mas com certeza é uma vantagem que temos de enxergar nesse episódio todo.

Naquele momento que você berrava de dor enquanto as enfermeiras caçavam sua veia (que resistia em aparecer, tamanho era o frio desta manhã), eu olhava nos teus olhos e pensava: "como eu queria levá-la a lugares lindos, divertidos e gostosos, em vez de trazê-la nesse hospital e ver os seus olhinhos me implorando para tirá-la dali!".

Juro, se eu não fosse extremamente responsável pela sua saúde, eu tinha arrancado você daquela cama e corrido pra casa, para ficar com você deitadinha no sofá da sala assistindo Dino Dan!

Filha, sei que o pior já passou... tanto eu quanto o papai estamos cientes disso. Mas, por outro lado, nós não conseguimos mais amansar nosso coração. Sabemos que o tratamento não acaba com o fim das quimios. Ainda vamos conviver com a angústia em cada exame, com o medo em cada febre boba que você tiver...

Nos policiamos para tocar a vida normalmente. Você vai ter de volta sua vida (como você mesma diz). Com o fim das quimios, vai poder voltar pra escola, ir ao cinema, passear no shopping, viajar pra praia... estamos empenhados para que isso aconteça o quanto antes.

Pra você, isso será apenas uma vírgula na sua linda história. Isso é o mais bonito na infância. Ficamos só com o que vivemos. Não carregamos o peso da angústia e do sofrimento antecipado. Você pode até guardar na sua memória vagas lembranças dos dias de pânico de agulha, mas vai lembrar muito mais das brincadeiras com os coleguinhas de quimio do que das agulhadas...

Que bom que é assim!

Algumas vezes, quero te pedir desculpas por esses momentos difíceis. Não porque eu me sinta culpada por alguma coisa. Mas seria uma maneira de dizer que você jamais deveria ter passado por isso. Nenhuma criança deveria ter de enfrentar tudo isso. Aliááás, não desejo isso pro meu pior inimigo (nem sei se eu tenho algum...).

Diante de tudo isso que nos aconteceu, só tenho uma coisa a te dizer: nós te amamos demais! A cada dia que passa, sinto mais orgulho por ser sua mãe (e o papai também pensa assim). Você é forte, alegre, pura, autêntica, doce, carinhosa, inteligente... o meu pedaço mais precioso!

Vamos aguentar firme, pois você vai se libertar dessa rotina pesada. E vai sair vitoriosa, fortalecida e com muito mais vontade e pique para curtir as melhores coisas da vida. O mundo é seu, Luíza!

**********************
Só para não deixar vocês, queridos leitores, preocupados: a Luíza está bem. Fez quimio hoje. Chorou bastante pra pegar a veia e quase teve uma recaída naquelas crises de pânico que costumava ter. Porém, o soro foi rápido e viemos cedo pra casa. Ela dormiu bastante à tarde e acordou bem-disposta agora à noite. Tanto que, quase 23h30, está acordadona e tagarelando.

O post de hoje é um momento desabafo. Sei que esse blog sempre mostrou que estamos enfrentando esse período da maneira mais positiva e alto-astral possível. Isso não é mentira! Não viemos aqui escrever bonito para esconder nossos sentimentos. Falamos sempre com o coração, tentando expressar o que realmente acreditamos (ou queremos acreditar!).

Mas quero deixar claro que não somos assim o tempo todo. Sim, temos convicção da vitória. Sabemos que nossa menininha está bem e no caminho certo. Está recebendo um ótimo antedimento e o organismo está reagindo como o esperado. Mas não podemos fingir que nossa cabeça só opera no positivo em 100% do tempo. Nos preocupamos muito, temos medos, pesadelos, ainda choramos escondidos no banheiro quando bate aquela tristeza. Normal! O tratamento é longo e nos faz vivenciar situações tristes no hospital, nos faz sofrer a dor de outras pessoas...

Nossa vida é mesmo um carrossel de emoções. Não precisamos de muito para nos alegrar, basta um sorriso da nossa princesa. Por outro lado, não é preciso muita coisa para dar aquele frio na barriga. Se ela fica um pouco abatida depois de uma quimio, já acendemos o sinal de alerta.

****************************
Interrompemos esse post para uma notícia extraordinária: domingo, Luíza ganhou uma nova janelinha!!! Caiu o primeiro dentinho da arcada superior... justamente o da frente. Ela tá toda feliz!


E, a seguir, como transformar a sala de casa em um acampamento de bichos de pelúcia... rs




Beijos,

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Toda pedra no caminho, você deve retirar...

... numa flor que tem espinho
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber VIVER!

Olá!

Ontem fomos mais uma vez ao campo de batalha. E batemos nosso recorde: 13h de hospital!!! Dois fatores contribuíram para isso: a quantidade de quimios e um problema na máquina que faz o hemograma.

Chegamos às 7h30 no HEB e, meia hora depois, Luíza foi chamada para colher sangue e colocar o acesso. Ela sentiu bastante medo, chorou, ameaçou ficar nervosa, mas conseguiu se controlar na hora H. Que guerreira!

O tempo foi passando e a sala foi enchendo de gente. A psicóloga do hospital e seu estagiário logo montaram um playground no espaço para divertir os nossos mini-heróis, que aguardavam para ser atendidos. Luíza, Amanda, Heloíse, Elissa e Brenda brincaram bastante de fazenda e até pularam amarelinha. As brincadeiras quebram o clima tenso e a ansiedade dos que aguardam pelo tratamento.

O relógio já marcava 11h e nada... fui até a sala da dra. Ana para saber o que estava acontecendo. Ela me informou sobre a quebra do aparelho. E, sem o exame de sangue, não há como liberar a quimioterapia.

Esperamos mais uma hora e meia até que, finalmente, saiu o resultado. A médica nos chamou no consultório e nos deu, mais uma vez, uma notícia excelente: a contagem de células da Luíza estava lá em cima!!! 12,8 de hemoglobina, 2.700 leucócitos e 400 mil plaquetas... este placar é mais esperado por nós do que acertar os números da Mega Sena!!!

Luíza foi examinada e a dra. disse que ela está melhor até do que o esperado. Desde a última vez que a medimos, ela cresceu mais de 1cm. O peso não se alterou, mas isso porque ela deu uma bela esticada... está com 1,165m.

Bom, de volta à sala de quimio, ficamos aguardando pelos medicamentos, que são preparados na hora pelas farmacêuticas. De repente, começou a aparecer bolsinha de soro no suporte da Luíza: 1, 2, 3... 8! Luíza olhou pra cima, contou e assustou: tudo isso, mamãe???

Sim, minha linda! Dia de doxo é assim mesmo: vêm as três quimios (doxo, vincristina e actinomicina) e uma batelada de medicamentos de suporte - nausedron, dramin, dexametasona, kytril...

Depois da primeira bolsinha, ela dormiu. Acordou por volta das 15h. Não quis saber de comer. Só tomou meio copo de todinho depois que eu insisti muito, fiz beicinho e ameacei chorar... rs

Tic-tac-tic-tac... todo o mundo indo embora e nós lá. A doxo corre em 4 horas e não há o que fazer. Tem que esperar. Lemos revistas, gibis, conversamos bastante com as enfermeiras... Luíza até levantou e ficou dançando uma música do Backyardigans para passar o tempo (com o soro correndo na veia).

Na última bolsinha, às 19h30, ela começou a sentir os efeitos de tanto remédio. Foi ficando amoada, quietinha na poltrona e bem abatida. Saímos do hospital às 20h30. Ela disse que estava com náuseas, mas controlou bem e não vomitou. Ficou se sentindo cheia de tanto soro, desanimada e sem vontade de comer. Pudera, né?

O bom é que hoje acordou cantando, sem nenhum sinal de efeito colateral. Comeu bem, brincou bastante e manteve a sua rotina de brinquedos espalhados pela sala. Graças a Deus!!!

A médica disse que estamos indo superbem e que devemos manter os cuidados na alimentação, pois isso está fazendo a diferença nesse tratamento. Vamos em frente: mais um risco feito no calendário!

Obrigada, Deus, pela filha linda e corajosa que o Senhor me deu. Um presente na nossa vida!!!






Beijos,

domingo, 22 de maio de 2011

Mais uma semana abençoada...

Oi!

Hoje o papai não pôde escrever, pois foi trabalhar. Então, para não deixar o blog (tão) abandonado, vim aqui dar notícias.

Luíza passou a semana muito bem! O apetite está bom - sempre comendo o necessário, o essencial e o plus (que são as gostosuras, tipo bala, um docinho ou outro e até sorvete).

O cabelinho está firme, embora tenha ameaçado cair umas semanas atrás. Apareceram alguns fiozinhos na fronha, ela percebeu, mas não se abalou. Troquei a fronha e não notamos mais a queda. Pelo contrário: as penugens estão por todo o couro cabeludo, bem pretinhas!

Ela está corada, alegre, sempre com aquele sorriso maravilhoso! Tenho dado graças a Deus, à Nossa Senhora das Graças e à Santa Rita (hoje, aliás, é o dia dela) diariamente por essa bênção!



Na semana passada, ela não fez quimio - foi a semana de folga. Agora, temos duas sessões pela frente: dia 24 e dia 31. Sempre em contagem regressiva...

E aí, gostaram do vídeo? Poucas pessoas comentaram aqui no blog, mas muitas falaram pessoalmente com a gente do quanto ficaram emocionados com as imagens... nós também! Não cansamos de ver e apreciar essa música maravilhosa!

Um abraço,

domingo, 15 de maio de 2011

Emoção em forma de imagens...

Hoje é domingo e o nosso (meu e da Luíza) Corinthians perdeu do Santos... tudo bem... mamãe Rose tá feliz... mesmo depois que eu segurei e Luíza bateu bastante nela com o travesseiro... (mas ela mereceu! Ficou fazendo a dança do macaquinho pra nós). Isso foi provocação!!

Bom, ganhamos do tio Marlon um vídeo (que ele fez) e que nos fez chorar! Tio Marlon malvado!!! Então, vamos compartilhar... que é muito lindo e tem registro de momentos bacanas. Presta atenção na letra da música que também é bastante especial!

Abraços!!

Vídeo da Luíza -
Protagonista - Luíza
Editor - diretor de imagem - roteirista - trilha sonora e tio: Marlon Peres
Música - O Sol da meia noite - (Rosa de Saron)

O Sol da Meia Noite

Rosa de Saron

Composição : Guilherme de Sá
É estranho e difícil
Me dizer que está tudo bem
Se há alguma coisa,
Então venha entender
O quanto só você
Pode dar um simples passo de cada vez

O Sol da meia-noite
Aqui existe você,
Pense, pare e veja que o amor resiste
Olhe, prova, sente, toca
É Deus que te faz entender toda poesia
E torna mais valiosa a vida
E prova que ainda dá pra ser feliz
Apenas atenda quem chama

E perceba
Que só Ele pode compreender o seu interior
E a suas dores afastar, o seu sonho realizar, a sua vida transformar
Basta que você entenda

Que é Deus que te faz entender toda poesia
E torna mais valiosa a vida
E prova que ainda dá pra ser feliz
Apenas atenda quem chama

E peça que nessa noite Ele te toque e cure toda suas feridas
E vele o sono e espere acordar
Amanhã será um novo dia
Amanhã (Amanhã)...
Amanhã (Amanhã)! A domani, À demain, Amanhã, Mañana, Morgen, Tomorrow!

Que é Deus que te faz entender toda poesia
E torna mais valiosa a vida
E prova que ainda dá pra ser feliz
Apenas atenda quem chama

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Meio de maio!

Oi!

E a semana já acabou! Você acredita? Passou bem rápido, não acha?
E olha que pra eu estar falando isso, é porque deve ter voado mesmo... rs

Quem me acompanha no facebook já ficou sabendo das novidades da semana. Não atualizei antes aqui porque o Blogger estava fora do ar.

Luíza está ótima, graças a Deus! Nosso final de semana foi muito gostoso. Sábado, fomos passear no calçadão aqui perto de casa. Ela andou de bicicleta e adorou. Tava com maior pique... nem queria vir embora!







Domingo, dia especial para mim... Acordei com a Luíza cantando uma musiquinha que ela aprendeu no maternal:  "Mamãe me plantou, mamãe me regou, me fez crescer / Mamãe é uma flor, mamãe é o amor, é meu viver...". Tão bonitinha! Toda meiga, com um presente nas mãos, do lado da cama... Detalhe: presente feito por ela! Um colar de miçangas todo colorido, em um uma caixinha da Barbie e com um embrulho fofo... ah, essa minha filha é demais!


Na sequência, café na cama, preparado por ela e pelo papai. Dá para imaginar o quanto fiquei emocionada, né? Vovó Ides e vovô Helio vieram almoçar conosco e o dia foi bem gostoso. Papai Lê organizou uma caça ao tesouro para que eu e a vovó achássemos os presentes espalhados pela casa. Com direito a mapa e tudo!








Terça-feira, dia de cumprir nossa tarefa. Fomos para o hospital logo cedo. Luíza ficou bem assustada na hora de pegar a veia. Tive uma conversa séria com ela para não deixá-la ter uma recaída e entrar em pânico de novo. Ela me ouviu e se controlou.

Conversei com a dra. Ana, mostrei o resultado do ultrassom e ela me mostrou a radiografia do pulmão. TUDO BEM!!! Tudo nos conformes, sem alteração. Alegria imensa em receber essa notícia!

Ela me deu um encaminhamento para uma nefrologista. É necessário ter esse acompanhamento a partir de agora, já que Lulu perdeu um rim. Precisamos cuidar bem do outro, que agora faz o trabalho em dose dupla.
Consegui um encaixe milagroso com a médica na quinta-feira (a agenda dela é bem cheia).

Ontem fomos ao consultório da dra. Amélia. Ela olhou o ultrassom, examinou a Luíza e foi muito atenciosa. Sabe quando um médico conversa com você de igual para igual? Então, ela nos passou bastante tranquilidade, disse que tudo vai ficar mais sossegado depois de agosto (quando o tratamento terminar), disse que as chances de cura são as melhores e que Luíza vai ter uma vida normal, mesmo com um rim só...

Enfim, muito reconfortante ouvir que tudo está passando, que tudo está sob controle e que logo, logo, tudo será parte da nossa história apenas... ufa!

Nossa princesa continua comendo bem, brincando bastante, alegre e cheia de vida. Na próxima semana, estamos de folga da quimio. Agora, só dia 24 de maio... e que venham junho, julho e, finalmente, agosto!

Beijos
Rose

domingo, 8 de maio de 2011

Nossos melhores momentos...

Vamos lá ... hoje é domingo!! Dia de macarronada?
Não! hoje é um dia especial... então, eu fiz feijoada! Para as mamães... Luíza ajudou na cozinha... ela adora feijoada (minha feijoada é tranquila – feijão preto e umas linguicinhas – assim que ela gosta! É praticamente um feijão com umas fatias de calabresas – não podemos abusar, né!).
Depois da explicação pra ninguém me condenar mais pra frente, vamos ao que interessa.... Luíza tá joia... (isso quase me assusta), mas já tô me acostumando... que bom, né?!
Fiquei afastado do blog, mas foi por falta de tempo mesmo... acho que o que aprendemos dava pra escrever um livro, ainda dá pra aprender mais (sempre dá!) e nossa rotina é quase uma rotina (???).
É! Nos adaptamos tanto que algumas coisas ou situações fazem parte da nossa vida agora (fala sério! Você come fígado toda semana? Não, né? Nós adoramos!! Colocamos horário pra tudo - e seguimos!! Cronometrado. Cozinhamos em panela de ferro (uma delícia!!). Reforçamos os hábitos higiênicos (aqueles simples, que todo mundo tem preguiça de fazer). Adicionamos um monte de temperos e outra coisas na alimentação...
Às vezes, ficamos exaustos (trabalho/casa/cachorro/carro... tudo cronometrado – cansa!).
E a Luíza, ligada em 220 em casa, querendo atenção? Ufa! Ainda bem, né? Sempre explicamos que temos nossas tarefinhas pra fazer, mas mamãe Rose tá sempre brincando no chão da sala e eu, sempre que dá, atormento bastante as duas e não deixo barato no videogame! O que? Perder de uma menininha de 6 anos? Nem a pau!!! Tenho minha reputação de Cap. Nascimento a zelar!!.
Então, seguimos em frente (na contagem regressiva), sempre agradecendo em orações e a todos. Damos umas olhadinhas pra trás (com isso também se aprende), mas mantemos o rumo e a alegria (tem que engolir o choro de vez em quando) e partimos pra cima...
Hoje preparamos (eu e a Rose) outra surpresa bacana. Como tem bastante gente que quer ver a Luíza, vamos colocar algumas das milhares de fotos que temos dela... Faz assim: indica qual você mais gosta porque ela vai adorar ler os comentários...

                                                   Amada desde os primeiros minutos de vida...
                                                                Leitinho da mamãe...
                                                           Leitinho feito pelo papai...
                                                                 Garota Verão 2005!
                                                        Uma leoazinha que adora água!
                                                      Bons hábitos se aprendem no berço
                                                              Tô brava! (mas sempre linda!)
                                                      Não tem nada melhor do que brincar!
                                                      Qual é a bonequinha desta foto, hein?
                                                                        Charmosa!
                                                         A flor mais especial desse jardim...
                                                                       Gira bailarina...
                                                      O dia que ganhei minha bicicleta
                                                         Pronta para o mergulho
                                                           Caipirinha fofa demais!
                                                         Tá muito gostoso! Alguém duvida?
Princesinha linda!

Mel, nossa cachorra
 
Com a Dudu

Palhacinha sempre!
Com o priminho Pedro

Luíza e Pedro

Juntos desde sempre!

Lindos!

Com a madrinha Gi

Com os padrinhos Marlon e Gi

Vovô Hélio e vovó Ides

Vovô Nelson e vovó Vanja

Lendo antes mesmo de conhecer as palavras...

Pedro, tio Marlon e Luíza

Com o papai

Com a mamãe

Amor, união, força = família!




FELIZ DIA DAS MÃES!

Abraços,